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68% dos consumidores pretendem comprar na data, gasto médio será de R$ 231. 36% dos que pretendem comprar na data possuem contas em atraso
A Páscoa deste ano deve movimentar o comércio nos próximos dias. A data deve levar em torno de 111 milhões de brasileiros às compras. É o que aponta um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
De acordo com a sondagem, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes e chocolates para a data este ano. Desses, 45% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos este ano em relação ao ano passado, 39% devem comprar mais produtos e 9%, comprar menos produtos. O valor do tíquete médio com todos os presentes será de R$ 231.
Para os que esperam ter um aumento de gastos este ano (37%), as principais justificativas são: ter mais pessoas para presentear (48%), a intenção de comprar mais produtos (32%) e acreditar que os preços estão mais caros (30%).
Em média, a expectativa é de que cada consumidor compre em torno de cinco produtos. Os principais presenteados serão os filhos (57%), a mãe (39%), o cônjuge (37%) e sobrinhos (32%).
“A Páscoa é sempre aguardada com grande expectativa pelo setor de comércio e serviços. Além das vendas de ovos e chocolates, temos as comemorações que também movimentam o comércio, bares e restaurantes. Este é o momento de o setor investir em promoções e estratégias para atrair os consumidores”, avalia o presidente da CNDL, José César da Costa.
81% farão pesquisa de preço. Metade dos consumidores pretende comprar ovos de chocolate industrializados
O estudo também mostrou que maioria (81%) dos compradores pretende fazer pesquisa de preço antes de levar os ovos ou demais produtos para casa, sendo que os locais preferidos serão as lojas físicas (80%), principalmente nos supermercados (62%), enquanto 65% pretendem pesquisar preços na internet, sobretudo nos sites e aplicativos (46%). Considerando aqueles que pesquisarão preços em sites e aplicativos, a maior parte o fará nos sites de varejistas (82%) e nos sites de busca (65%).
Os ovos de chocolate industrializados são os preferidos dos consumidores (50%), seguidos pelos bombons/caixas de chocolate industrializados (45%), ovos caseiros artesanais (43%), e barras de chocolate industrializados (30%).
Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 64% querem comprar ovos direcionados para crianças e para adultos, 17% somente para adultos e 16% somente para crianças.
Maioria deve pagar à vista, principalmente com cartão de débito. Supermercados serão os principais locais de compra
O pagamento à vista será a forma de pagamento mais usada na Páscoa deste ano (75%), seja em cartão de débito (42%) ou em dinheiro (38%). 53% pretendem pagar à prazo, sobretudo o cartão de crédito parcelado (32%).
Os principais locais de compra dos produtos para a Páscoa serão: supermercados (57%), lojas especializadas em chocolates (42%) e lojas de grandes varejistas (41%).
De acordo com os consumidores, 73% têm intenção de comprar em lojas físicas — seja de rua (49%), seja de shopping (46%–, enquanto 60% pretendem comprar pela internet, principalmente nos sites (28%) e aplicativos (25%).
Os fatores que mais influenciam a escolha do local de compra são: o preço (42%), a qualidade dos produtos (42%) e as promoções e os descontos (32%).
Apesar de já saberem onde farão suas compras, a maior parte das pessoas não parece estar disposta a agir com antecedência: 59% pretendem realizar as compras na semana da Páscoa e 28% em março.
Considerando o local de celebração, 53% pretendem celebrar em casa, 18% na casa dos pais e 12% na casa de outros parentes.
31% devem participar de “amigo-secreto” na Páscoa
Entre os consumidores entrevistados, 31% afirmam que pretendem participar de alguma brincadeira de amigo chocolate, principalmente porque gostam de eventos sociais (17%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (11%).
Dentre os que pretendem participar de amigo chocolate de Páscoa, a média é de 4 participações com um gasto médio de R$ 68,5 por presente. Considerando o ambiente e as pessoas com as quais a brincadeira será feita, 77% farão o amigo secreto com familiares, enquanto 37% com amigos e 37% com colegas de trabalho.
“A brincadeira pode ser uma ótima opção para gastar menos. Ao invés de ter de comprar ovos para várias pessoas, o amigo-chocolate permite que os gastos fiquem concentrados em um único membro da família. Ao mesmo tempo, ninguém fica sem presente. O importante é ficar atento e não participar de muitos eventos e assim extrapolar o orçamento”, indica o presidente da CNDL.
36% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso
A pesquisa aponta um dado preocupante em relação ao controle de gastos dos consumidores, uma vez que 36% dos que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, sendo que 66% destes estão com o nome sujo.
Neste mesmo cenário, 30% dos que vão fazer compras na data este ano admitem que costumam gastar mais do que suas finanças permitem para presentear na Páscoa e 8% até deixarão de pagar alguma conta para comprar chocolates ou produtos neste ano.
“O número de inadimplentes no país ainda está alto e continua a crescer, o consumidor precisa estar atento e priorizar o pagamento das dívidas e contas a fim de equilibrar seu orçamento”, alerta o presidente da CNDL.
METODOLOGIA
Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
Tamanho amostral da Pesquisa: 875 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de realizar compras para a Páscoa. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos que tinham a intenção de comprar na data, resultando, respectivamente, em uma margem de erro no geral de 3,3 p.p. e 4,0 p.p., para um intervalo de confiança a 95%.
Data de coleta dos dados: 02 a 08 de março de 2023.
SOBRE O PORTA-VOZ
DANIEL SAKAMOTO: Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Direito (IESB) e Relações Internacionais (Universidade Católica de Brasília) com especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California) e certificação PMP®️ – Project Manager Professional. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.