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O comércio em Minas Gerais vai demonstrando em 2023 consolidação em seu processo de recuperação. Em abril, o volume de vendas do setor no Estado avançou 1,5% no confronto com março, alcançando o quarto mês consecutivo de crescimento. Com a sequência de resultados positivos, o varejo em Minas acumula uma expansão de 4,3% no ano.
A última vez que o Estado registrou uma série favorável como essa foi no primeiro semestre de 2020, conforme pesquisa do comércio divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No País, no mesmo período, a atividade verificou alta de 0,1%. O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, explica que, em relação aos dados do Brasil, o resultado está relacionado principalmente às vendas da Páscoa.
“Antes da pandemia, os resultados das vendas da Páscoa no varejo apareciam, sobretudo, em abril. Nos anos subsequentes, os ovos começaram a ser vendidos muito antes, em janeiro, e essas vendas eram diluídas ao longo desses meses. Neste ano, houve uma volta ao padrão de antes, e o resultado forte das vendas da Páscoa puxou o setor de hiper e supermercados”, destaca Santos.
Além do desempenho mês a mês, Minas também se destacou positivamente em todas as outras bases de comparação.
No confronto com abril do ano anterior, o Estado fechou com expansão de 2,9%, sendo uma das 17 unidades federativas com taxa positiva. Ao todo, seis das 14 atividades analisadas no intervalo apresentaram avanço. Os destaques foram para Combustíveis e Lubrificantes (20%) e Atacado especializado (64,2%). Na contramão, Tecidos, vestuário e calçados recuou 17,3%.
No acumulado do ano até abril, a alta frente a igual período do ano passado foi de 3% em Minas, que também viu as vendas do varejo crescerem 2,6% nos últimos 12 meses.