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O volume de vendas do varejo em Minas Gerais apresentou alta de 1% em março frente a fevereiro. Esse foi o terceiro mês consecutivo de crescimento do setor. É o que aponta a Pesquisa de Mensal do Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na comparação com março do ano passado, o avanço foi de 4,1%. Entre as atividades analisadas, o destaque no período ficou para os combustíveis e lubrificantes, com alta de 20,8% em seu volume de vendas. Já o grupo com a maior redução nos negócios frente a março de 2022, porém, foi o de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-30,7%).
O varejo também registrou avanço na variação acumulada de 2023, com alta de 3% frente ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi puxado, principalmente, pelo bom desempenho das vendas de combustíveis e lubrificantes (24,1%).
As vendas de combustíveis e lubrificantes também influenciaram no resultado do setor no acumulado de 12 meses, que ficou com uma variação positiva de 2,8%. Nesse período, o grupo registrou, portanto, um aumento de 27,2% em seu volume de vendas.
Quanto à receita nominal do comércio varejista mineiro, ela fechou o mês de março com alta de 0,3%. Esse foi o quarto mês seguido com elevação no índice de receita nominal de vendas. O varejo, aliás, também apresentou variações positivas da receita no comparativo com março de 2022 (7,2%) e nos acumulados do ano (9,1%) e de 12 meses (14,6%).
No caso do varejo ampliado em Minas, que inclui materiais de construção e veículos/motocicletas/peças, o volume de vendas cresceu 2,9% na comparação com fevereiro.
Já no comparativo com março do ano anterior, o crescimento chegou a 10,6%. A variação acumulada de 2023 ficou, portanto, 6,1% acima do registrado nos três primeiros meses do ano passado. Enquanto o acumulado de 12 meses, registrado pela PMC de março, fechou em 2,2%.