Sala de imprensa

Notícias

Nova carteira de identidade nacional terá número único
07 | março
Publicado por:
Dr. Reginaldo Moreira, Assessor Jurídico da ACE/CDL

Foi publicado o Decreto 10.977 de 23 de fevereiro de 2.022, que cria um número único de carteira de identidade para todo o país. O número usado para o registro nacional será o do CPF.

O visual do documento também será único para todo o país e ela poderá ser obtida no formato físico e digital. Isso simplificará a vida do cidadão e aumentará a segurança.

O número usado será o do CPF do cidadão. O visual da carteira de identidade também será único para todo o país

Além de todas essas novidades, a nova carteira de identidade passará a ser documento de viagem devido à inclusão de código no padrão internacional. O documento contará com o código MRZ, o mesmo emitido em passaportes.

O decreto entra em vigor em 1º de março deste ano. Os institutos nacionais de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.

Fim das Fraudes

Atualmente, uma pessoa pode ter uma carteira de identidade com um número em um Estado e, caso solicite o documento em outro, vai obter um novo número. Dessa forma, um mesmo cidadão pode ter 27 números diferentes de carteira de identidade. A mudança acabará com essa possibilidade e coíbe fraudes, pois, quando for emitida uma carteira de identidade em uma unidade da federação diferente daquela onde foi feita a primeira, ela passa a ser considerada segunda via.

A emissão da carteira de identidade é gratuita. O documento será mais seguro devido à possibilidade de validação eletrônica de autenticidade por QR Code, inclusive off-line. A população também terá acesso à carteira de identidade digital pelo Gov.br, a plataforma de serviços e relacionamento do cidadão com o Governo Federal.

Se quem for solicitar o documento ainda não tiver o CPF, o órgão de identificação local já realiza de imediato a inscrição do cidadão no CPF.

A emissão gratuita das Carteiras de Identidade permanecerá sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada unidade da federação.

Não haverá necessidade imediata de trocar o documento

Não é necessário que o cidadão se apresse para trocar o documento. A carteira de identidade que já temos continuará sendo aceita por até 10 anos para a população até 60 anos de idade. Para os que têm acima de 60 anos, será aceita por prazo indeterminado.

O novo documento de identidade nacional terá prazo de validade de acordo com a idade do portador no momento da emissão da seguinte forma:

PRAZO DE: PARA QUEM TEM IDADE ATÉ:
cinco anos 11 anos de idade;
dez anos de 12 a 59 anos
indeterminado a partir dos 60 anos

 

Compartilhar

OUTRAS NOTÍCIAS

01 | novembro
Entenda as regras para o funcionamento do comércio nos feriados de Novembro
26 | setembro
ELEIÇÕES MUNICIPAIS – LAGOA DA PRATA – 2024
23 | maio
COMEMORAÇÃO DE CORPUS CHRISTI 30 DE MAIO DE 2.024

    Assine nossa
    newsletter

    Receba novidades da ACE/CDL - Lagoa da Prata, agenda de cursos, eventos e muito mais!

    • R. Vinte e Sete de Dezembro, 136, Lagoa da Prata - MG, 35590-050
    • (37) 3261-0850
    • Horário de atendimento de
      segunda a quinta-feira, das
      8h às 18:30h e sexta-feira
      das 8h às 17:30h