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Falta de planejamento pode trazer prejuízo para o bolso do consumidor
Com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, estima que aproximadamente 13,9 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.
De acordo com o levantamento, 46% dos consumidores pretendem comprar o(s) presente(s) na primeira semana de maio e 28% no mês de abril, enquanto 11% comprarão apenas nas vésperas do Dia das Mães (principalmente as classes C/D/E), o que representa 13,9 milhões de consumidores. No total, a data deve levar 128,7 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 33,2 bilhões no comércio.
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disso, certamente não encontrará a mesma variedade de produtos.
“A pressa é inimiga do controle financeiro. Na correria para garantir os presentes, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma. “De qualquer forma, o comércio está preparado para receber os consumidores que deixaram para a última hora”, destaca Costa.
METODOLOGIA
Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia das Mães deste ano.
Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.
Tamanho amostral da Pesquisa: 753 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia das Mães em 2023. Em seguida, continuaram a responder o questionário 617 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p. p. e 3,9 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: De 31 de março a 06 de abril de 2023.
Testes: Os testes estatísticos foram realizados dentro de cada categoria – mais ou menos intenso (Sexo Mas. X Fem., Idade por faixa e Classe AB x CDE) com nível de confiança de 95%.