Sala de imprensa

Notícias

Como manter seu e-commerce longe dos principais problemas da Black Friday
01 | novembro
Publicado por:
Comunicação ACE/CDL

De acordo com dados da 43ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen — em parceria com a Elo, em 2020, a Black Friday se consolidou como a data mais importante para o e-commerce brasileiro, com faturamento de R$ 87,4 bilhões, um aumento de 41% em relação a 2019. Se os números pré-pandêmicos já eram atraentes, o lojista pode continuar otimista para as vendas em 2021.

Após o Dia das Crianças, lojistas de todos os segmentos e clientes empolgados com promoções se juntam no frenesi da espera pela Black Friday. Para os consumidores, é a grande oportunidade de comprar algo desejado há tempos, só que em um preço mais atrativo. Para os empreendedores, é uma oportunidade de ouro de vender muito e atrair novos clientes. Mas, para que essa conta dê certo, a empresa precisa estar 100% preparada para se antecipar na corrida com a concorrência.

Além dessa ser uma data muito esperada em tempos normais, a previsão para este ano, que ainda segue em pandemia, continua grande. E, como diz o velho ditado, enquanto uns choram, outros vendem lenço. É nessa ideia que as empresas precisam focar, pensando um passo à frente e entendendo o desejo do consumidor nesse momento: um período ainda com restrições e com data próxima ao Natal.

Principais problemas durante a Black Friday

Para o lojista, o principal problema é, sem dúvida, o abandono de carrinhos, que acontece geralmente em virtude do valor do frete, além do longo tempo para a entrega da encomenda.

“O processo preparatório para a Black Friday precisa ser bem anterior às datas de anúncios das promoções. O lojista precisa criar um plano de logística inteligente para atender a alta demanda específica desta data”, conta Fábio Garcia, CEO da Mais Envios, empresa especializada em inteligência logística.

Como usar a inteligência logística na Black Friday

Além de driblar a concorrência, o lojista precisa entender que essa é uma grande oportunidade de ganhar novos clientes. E a melhor forma de conseguir se destacar na multidão é oferecer uma compra que deixe o consumidor feliz, e isso inclui preço e frete competitivos.

“O pós-venda também é muito importante, porque aumenta muito o volume de logística reversa nessa data. Por isso, os e-commerces precisam estar atentos à experiência do consumidor mesmo depois que recebe a informação de que o produto foi entregue”, explica o executivo

Segundo Garcia, a Black Friday também é a oportunidade de ouro para estreitar relacionamento com os clientes mais antigos, oferecendo promoções e cupons.

Pensando nisso, o CEO da Mais Envios reuniu sete dicas para esse evento ser a porta de entrada de novos clientes para as empresas:

1)    Planejamento: comece a preparar a Black Friday da sua loja com bastante antecedência. Invista em treinamentos específicos para sua equipe, veja quais produtos podem receber um desconto maior ou as promoções que agradem aos consumidores e ao caixa da empresa. Vale até uma espiada na concorrência para avaliar as opções!;

2)    Controle de estoque: um tópico que não pode faltar no planejamento é o estoque. Afinal, de nada adianta oferecer um desconto encantador e não ter a quantidade ideal desse produto armazenada;

3)    Informações específicas: o cliente que compra em loja virtual confia no site que está acessando e nas informações que ele passa. Por isso, use fotos atrativas dos produtos, dentro e fora da embalagem e em uso, se possível. Liste tamanho, cor, peso e todos os detalhes na descrição do item, para que a compra seja certeira e para que o consumidor não se sinta enganado quando receber sua encomenda;

4)    Inteligência logística: para ter frete e prazos atrativos, o empreendedor precisa ter uma empresa de confiança. Na +Envios, o lojista consegue, em uma única plataforma, reunir informações de gestão, sistema de pré-postagem e atendimento VIP 24 horas, tão importante durante a Black Friday.

5)    Abandono de carrinhos: o marketing não deve ser apenas para atrair um primeiro clique ao seu site. Invista em ações call to action para recuperar os carrinhos abandonados e conseguir finalizar as vendas.

6)    Logística reversa: utilize ferramentas que facilitem esse processo. A +Envios oferece o Tracking, o rastreio personalizado com envio das informações para o WhatsApp do consumidor, que funciona tanto para a compra como para a logística reversa. No caso de imprevistos, entra em ação o desembaraço de cargas, com acompanhamento simultâneo pelo lojista e pelo cliente. Isso transmite segurança e confiabilidade para o consumidor, que não se sente ‘abandonado’;

7)    Pós-vendas: deixe sua equipe treinada e a postos para excelência no atendimento ao consumidor. Mantenha contato com o cliente e crie um relacionamento com ele. E, claro, ofereça ofertas tentadoras para que ele volte logo!

“Seguindo essas dicas e investindo no trabalho de inteligência logística, os lojistas conseguem fidelizar seu público pelo bom atendimento pós-vendas e ainda otimizam seu tempo com ações para fazer sua empresa crescer”, finaliza Garcia.

Compartilhar

OUTRAS NOTÍCIAS

01 | novembro
Entenda as regras para o funcionamento do comércio nos feriados de Novembro
26 | setembro
ELEIÇÕES MUNICIPAIS – LAGOA DA PRATA – 2024
23 | maio
COMEMORAÇÃO DE CORPUS CHRISTI 30 DE MAIO DE 2.024

    Assine nossa
    newsletter

    Receba novidades da ACE/CDL - Lagoa da Prata, agenda de cursos, eventos e muito mais!

    • R. Vinte e Sete de Dezembro, 136, Lagoa da Prata - MG, 35590-050
    • (37) 3261-0850
    • Horário de atendimento de
      segunda a quinta-feira, das
      8h às 18:30h e sexta-feira
      das 8h às 17:30h