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14 | julho
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Como gerenciar equipes de trabalho home office

São momentos repletos de desafios os quais estão recheados de notícias falsas misturadas às informações relevantes, promovendo o pânico e até desespero em grande parte da população.

Sendo assim, listamos algumas orientações para que a alternativa do home office funcione de maneira a amenizar os problemas econômicos e financeiros nesse momento de pandemia.

 

  • Seja o exemplo: siga as orientações emitidas dos órgãos oficiais e autoridades médicas. Afaste os colaboradores que estão no grupo de risco como idosos principalmente e aqueles com problemas de saúde ou que estejam com algum sintoma de gripe, mesmo que leve.

 

  • Home Office é novidade para a maioria da população: então esteja preparado para dúvidas e problemas que certamente surgirão. Busque assessoria de um técnico em informática para eleger a melhor plataforma de videoconferências e redes remotas que se adaptam ao seu negócio. O Skype ainda é uma boa alternativa para pequenas reuniões, mas tem o webinar e o Chrome Remote Desktop quando for necessário acesso a rede empresarial. Caso seja necessário responsabilize-se pelas despesas de internet.

 

  • Prepare-se para realizar reuniões diárias com seu time: combine antes quantas vezes e quais os horários elas serão realizadas. Certifique-se de que seu estado emocional está adequado para passar confiança, segurança e motivação para a equipe. Reúna as informações e tarefas previamente listadas para serem distribuídas. Não se esqueça de alinhar as atividades da equipe compartilhando o que os colaboradores estão fazendo, como estão fazendo e quem precisa de suporte. Destine pessoas mais preparadas para sanar cada dificuldade dos seus liderados. É importante passar um clima profissional, porém caracterizado por particularidades da casa, como por exemplo, quem está trabalhando com seu animal de estimação do lado etc…. O mais importante é não deixar o time solto, pois isso gera ansiedade. Encerre a reunião propondo tarefas para o dia seguinte e deixe uma palavra de incentivo.

 

  • Aproxime-se mais do seu cliente: antecipe-se nessa hora de incertezas recomendando ações que possam ser úteis. Não permita que um processo de fidelização que foi construído durante anos seja quebrado por uma conexão falha. Não perca seu cliente de vista, seja por vendas on-line, por telefone ou WhatsApp, não o perca de vista. Ofereça entregas em domicílio, outras formas de pagamento ou qualquer outra solução para o problema dele. É a melhor opção para essa época de restrição social.

 

  • Fique de olho no fluxo de caixa: de acordo com a evolução dos acontecimentos, vá periodicamente realizando os ajustes necessários em todas as esferas do negócio: impostos, fornecedores, salários etc. Considere não demitir nesse primeiro momento.

 

  • Esteja pronto para quando a situação melhorar: mesmo não sabendo qual o tempo que esta fase irá durar, já antecipe ações para o momento da retomada. Indique cursos de qualificação que já era necessário, mas que ainda não tinha sido realizado por falta de tempo, por exemplo.

 

  • Extraia as lições dessa fase: certamente os dias serão de luta, de dúvidas e, principalmente, de muito aprendizado. Vá contabilizando e registrando diariamente as experiências acumuladas para que futuramente elas se transformem em case de sucesso para a empresa, sendo motivo de orgulho para todo o time.

Esperamos que esse guia tenha ajudado a amenizar os impactos desse momento de desafios, porém de confiança em tempos melhores.

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