Notícias
A publicação é resultado de parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal lançaram, na manhã desta quarta-feira (9), a cartilha “Mulheres que Constroem o Varejo: perfil da mulher empreendedora no Brasil e ações para alcançar negócios de sucesso”. O lançamento ocorreu durante live transmitida no canal da entidade no Youtube, que contou com a presença das senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Eliziane Gama (CIDADANIA-MA), atual líder da bancada feminina no Senado. Tebet foi a primeira líder da bancada feminina na Casa.
Assista à live na íntegra!
“Estou muito feliz com esta cartilha e as com mulheres à frente da elaboração de um documento tão importante. As mulheres empreendedoras já estão virando a maioria dentro do comércio e entre os micros, pequenos e médios negócios. Isso me dá energia para continuar defendendo os interesses das mulheres em todas as áreas”, disse Simone Tebet durante a live.
O evento online de lançamento da cartilha contou com a presença da diretora da CNDL e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA), Socorro Noronha, que discutiu os dados da pesquisa sobre o perfil das mulheres empreendedoras e também falou sobre as dicas de empreendedorismo que o documento traz. “Estamos sempre pensando em como fomentar os empreendimentos e como os negócios podem gerar mais empregos”, afirmou.
Dicas para empreendedoras
A cartilha está disponível para download gratuito e apresenta dados da pesquisa Mulher Empreendedora, lançada ontem (8) pela CDNL e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em razão do Dia Internacional da Mulher. Além disso, traz dicas práticas para as empreendedoras aplicarem em seus negócios e alavancarem a competitividade e lucratividade.
“Esta cartilha materializa uma parceria entre a CNDL e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado e chega ao público no Mês das Mulheres. Não podemos deixar de observar que março deixou de ser apenas o mês do Dia Internacional das Mulheres para passar a ser todo consagrado a atividades de fortalecimento e empoderamento das mulheres”, escreveu a senadora Leila de Barros, procuradora Especial da Mulher do Senado, na abertura da cartilha.
O material apresenta as principais legislações do Brasil em defesa e de suporte às mulheres, informações de acesso ao crédito e ações que empoderam as mulheres no mercado de trabalho.
“A cartilha traz informações relevantes para auxiliar as empresárias brasileiras a tornarem seus negócios mais sólidos e competitivos”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Para Lúcia Leijôto, assessora especial da Presidência da CNDL e coordenadora da campanha “Mulheres que Constroem o Varejo” – da qual a cartilha faz parte –, o conteúdo da publicação torna-se ainda mais relevante por trazer também dados da pesquisa realizada pela CNDL.
“A pesquisa mapeou as mulheres empreendedoras do Brasil e nos mostrou quem são essas mulheres, porque elas buscaram o empreendedorismo, suas principais dificuldades e desafios. O levantamento nos possibilitará entender o cenário
do empreendedorismo feminino e sobretudo nos auxiliará na construção de campanhas e de políticas públicas efetivas de auxílio a essas mulheres”, escreveu na abertura da cartilha.